Mantenha a mente aberta
Não sei dizer o sentimento que, no momento presente, me é mais familiar.
Sei, no entanto, o que penso e sobre isto posso é que posso discorrer algo...
Passei por tantas coisas nesses últimos anos que para descrever isso aqui levaria muitíssimo tempo, risos.
O que posso dizer é que, apesar de tudo, sinto-me aberto a novas perspectivas e oportunidades. Percebi que as vezes nos limitamos demasiadamente, ao ponto de não conseguirmos mais enxergar o que de fato temos sido.
E eu, que muitas vezes me senti incapaz, hoje me vejo com muito mais potencial. Potencia, para quê?
Ora, cansei-me de pensar do mesmo modo, mesmo que muita coisa seja deveras pensada de fato. Há coisas que não mudam mesmo, mas sabe o que sempre muda, nós! Mesmo que isso leve tempo para acontecer, como foi comigo.
Tanto me fechei, tanto me obscureci, tanto me privei, tanto me magoei e pesei minha existência. No entanto, a existência não foi feita para ser pesada. E sim, vivida! Que queremos nós nos fechando em nosso próprio pensamento, sem nos darmos a chance e, muitas vezes, o prazer de visualizar outros pontos de vista?
Estou aberto, mas com ponderação, pois muito do que se chega a nós, nem sempre é viável absorver, mas tão somente ignorar. Aberto sim, mas para o que for bom. E como saber o que é bom ou ruim se não estamos abertos? Soa contraditório, não é?
Porém, estar aberto não significa ignorar o que a experiência nos trás. É levar em consideração as coisas que nos ajudam a sermos mais altruístas. Porque alguém pode nos dizer uma bobagem, mas devemos pegar essa bobagem e trazer um ponto de vista no qual torne essa bobagem também visível aquele que a disse. Podendo assim, levar clareza e lucidez as pessoas.
Por mais que saibamos algo, não podemos dar a nós mesmos o privilégio de guardar isso no baú da mente. Pois isso faria com que nossa pessoa se resumisse a este ou aquele segredo. E convenhamos, somos muito mais do que um segredo, um pensamento, uma raciocínio, etc.
Vejo que hoje em dia é todo mundo dono da verdade. E por haver tantos donos, tornasse obscuro o conhecimento da mesma. Visto que um não sabe como dizê-la, outro como explicar, e ainda outro como aplicá-la e por último, não sabe como vivê-la. Viver! É disso que estou falando.
Viver não é pegar a verdade e tomá-la para si. Pois somos feitos no engano, e se assim não fosse, como pois, teríamos que adquirir conhecimento? Viver é partilhar, com cuidado genuíno e com gentileza de espírito o que se conhece sobre si ou sobre o mundo.
Nossa sociedade aprendeu a resumir tudo! E do resumo se tiram conclusões finais. Que loucura generalizada.
A vida não é uma prova, não é um desafio como muitos pensam. A vida é pura e simplesmente um meio de se chegar onde se quer. E quando você se dá conta disso, não existe pressa, senão por vivenciar e apreciar cada momento.
O que eu sei é que, para aqueles que creem. A vida é um meio para chegar-se a Cristo, Autor da vida.
Ora, que coisa nesse mundo é mais importante que conhecer a Criador do Universo? Certamente nada é mais importante que isso. E nenhum encontro é mais ilustre e tão elevado. Isso está acima de qualquer conhecimento e qualquer criatura criada.
Embora, para aqueles que não creem, a vida seja somente isso aqui, pequenos momentos que logo passarão.
Estar aberto também é sobre isso. Sobre não enxergar somente o que lhe é palpável, nem tão somente o que se pode ver. Dado que, é impossível que nossa existência se finda aqui, quando temos absoluta certeza de que aqueles que amamos, poderíamos amá-los por toda uma eternidade.
E dizem-me, que queres tu? Quero não ter uma só certeza, esta. E todas as outras estou aberto a conhecer. Porque desta certeza já fui mais do que convencido e já tenho conhecido Aquele a qual me confirmou neste fato.
Não sejamos tolos a ponto de pensar que somos espertos. Eu mesmo me tenho por aprendiz.
Afinal, no dia em que tiver aprendido e feito tudo o que deveria aqui, nesse mesmo dia é que partirei daqui.
Enquanto isso, me dou o direito de aprender e passar aquilo que adquiro. Seja por conta próprio ou por intermédio de outrem.
Estou sendo paciente também, nos dois sentidos, tanto para me curar de males, quanto para esperar que estes passem e coisas boas venham átona.
Eu aprendi que as dificuldades da vida não são para nos ferir ou matar. Mesmo que isso aconteça muitas vezes, como quando somos feridos ou queremos morrer. As dificuldades servem para nos dar a oportunidade de enxergar os mistérios divinos. Por quantas vezes não nos sentimos perdidos? Hein?! Uns com fome, outros feridos, outros nus e sem recursos. Que é isso?
Sabe quando passamos pela vidraça de uma loja e só olhamos para nosso reflexo nela? Ali, olhamos para nosso rosto, muitas vezes abatido e pensamos o quanto tudo isso não vale a pena, essa pessoa, nós.. Contudo, a visão de Deus é muito mais abrangente. Ele está lá, dentro da loja e nos olha por inteiro. Vê nosso rosto abatido e a nossa condição. Ele nos espera chegar perto, como quando fazemos coxinha com as mãos para ver o que há por detrás de um vidro fumê. E se o fizéssemos, veríamos então a beleza que nos espera do lado de dentro. Sairíamos de certo correndo para adentrar a porta e partilhar do confortante abraço e veríamos as maravilhas que ele estava guardando para nós.
Todavia, o que fazemos é tão somente olhar nosso rosto cansado e abatido e se perguntando sobre os por quês, atravessando a rua e murmurando por sermos quase atropelados, nós, que nem para o farol da vida paramos.
Queremos que Deus seja um vendedor ambulante. Que venha Ele até nós como um empregado. Quando somos nós que precisamos do que Ele tem para nos dar em seu coração. Adentremos pois! Com ousadia!
Para falar com quem verdadeiramente vai nos ouvir, com quem, verdadeiramente, vai nos vestir e cuidar... Vai nos presentear com a dádiva da sua presença ilustre e inestimável. Aaaaaaah! Isso é maravilhoso demais para mim..
"É preciso tirar os olhos de si mesmo para ver a Deus." E lembrar sempre que somos nós que somos feitos a imagem e semelhança Dele, não o contrário.
Só assim estaremos aptos a ver a vida por outra perspectiva, muito maior e mais excelente.
Comentários (0)
Para fazer comentários, realize o login.