Diário de celioccr

QUAIS AS MEDIDAS PARA RECUPERAR UM DROGADO OU PREVENIR O VÍCIO

Sábado, 09 de Fevereiro de 2013.

QUAIS AS MEDIDAS PARA RECUPERAR UM DROGADO OU PREVENIR O VÍCIO Público
QUAIS AS MEDIDAS PARA RECUPERAR UM DROGADO OU PREVENIR O VÍCIO

Drogados, como trabalhar na Recuperação?
Aspectos Gerais.
A maior resistência para que os dependentes químicos e alcoólicos sejam libertos do vicio está na capacidade de aceitação do próprio viciado. Reconhecer-se dependente e aceitar ser ajudado.
È grande a incidência de pessoas (mesmo no meio evangélico) que arrastam- se pela vida carregando suas misérias, sem se libertarem, morrem no vicio ou pelo vicio.
Levam uma vida de miséria, espancam e abusam de suas mulheres, maltratam filhos deixam a família passar necessidade a fim de sustentar os seus vícios. (o que fazer?? Que atitudes tomar?? Deve a mulher mesmo cristã suportar tudo calada?? )
Como entender isso, pessoas que freqüentam igrejas, mas estão perdidas mesmo dentro delas ,conhecem a bíblia profundamente mas não encontram na palavra a força para a libertação membro de família evangélica, filhos de pastores mas nem por isso isentos da contaminação.

Conhecem o Salmo do Pastor, mas ainda não conheceram o Pastor do Salmo.

Recuperar, é um trabalho árduo de aceitação, e não é importante somente tirar o viciado das ruas, há de se ter um suporte, e acompanhamento após a libertação. Há pessoas que passam meses nas instituições e quando desintoxicados e recolocadas no meio social a primeira coisa que fazem é drogar-se novamente

Porque as pessoas se viciam??

Para reduzir sentimentos de depressão, angustia. Dores por perdas.

Há situações diversas que levam as pessoas a procurar refugio nos vícios. Muitos usam as drogas e o álcool para minimizar dores ocasionadas por perdas materiais ou relacionadas a alma humana, angustias , depressões, psicoses, esquizofrenia, doenças do coração solidão, amores não correspondidos consomem a alma causando dor e sofrimentos terríveis que chegam a levar pessoas ao suicídio, também perdas irreparáveis de pessoas queridas podem tirar a alegria de viver do ser humano e faze-lo definhar até a morte, bem como a perda de riqueza para aqueles que amam o mundo podem causar muitas dores. E levar no desespero utilizar de todos os meios para fugirem de saí mesmas.

* Angustia e depressão.

O Ser humano vive em constante cobrança , Somos jogados num mundo competitivo, desumano, onde só há uma saída. VENCER OU VENCER.
Muitos conceitos filosóficos definem a vida como uma aventura trágica absurda e sem lógica cujo fim certo é a morte. Essa competição para estar sempre a frente. Causa no individuo uma pressão enorme levando a uma constante angustia e depressão.

* Experimentar sensações novas,. E eliminar complexos de inferioridade.

Pessoas que não conseguem atingir seus objetivos normalmente (de cara limpa) usam esses recursos para se livrar desses complexos ou para potencializar sensações corpóreas, pessoas quando usam drogas tem a sensação que a musica soa melhor, cores ficam mais brilhantes, e a sua atividade sexual se torna mais potente sob os efeitos desses agentes .

*No alivio de doenças e fadiga.

Pessoas sob pressão quando precisam estudar ou executar trabalhos longos onde dependem da capacidade física usam drogas para reduzir os efeitos do sono e cansaço, é comum entre caminhoneiros o uso dos famosos (arrebites) para conseguirem fazer suas entregas a tempo. Também no caso de doenças incuráveis para alivio das dores.

Há casos curiosos, de pessoas que vendem drogas, usarem as mesmas para ficarem mais tempo acordado e assim poderem obter mais êxito nos negócios.

Há drogas comuns que podem viciar as pessoas alem das que conhecemos como entorpecentes, ou seja remédios, analgésicos hipnóticos e calmantes ,drogas para perder peso a base de anfetamina podem causar mais males do que as comumente conhecidas e combatidas.
Há pessoas viciadas em anabolizantes, calmantes, antidepressivos, analgésicos. Há o caso de uma senhora que só conseguia levantar-se pela manhã se tomasse um determinado analgésico todo dia , caso contrario permanecia acamada. sem ânimo para fazer qualquer atividade


*Como meio de atingir seres a nível espiritual.

Algumas religiões usam alucinógenos , como raízes de plantas folhas , vegetais, cactos, fungos cogumelos etc. nos seus rituais acreditando que esse meio lhe dê condições de alcançar as entidades mais facilmente.

Outras através de médiuns (possuídos por entidades), usam álcool
Nesses casos específicos, são situações bem definidas pois são culturalmente reconhecidas como liturgias, e supostamente não comprometem o desempenho social das pessoas,

*Efeitos das drogas no organismo humano.

Euforia
Diminuem ou eliminam temporariamente emoções desagradáveis induzem um falso conforto mental - após passarem os efeitos da droga, esses voltam potencializados obrigando a pessoa a drogar-se novamente . A mente cria um mundo novo onde as ansiedades e frustrações são acalmadas trazendo um passageiro e falso bem estar.(entre eles Cocaína)

Ilusões(fantasiantes)

Causam alucinações visuais, e alterações sensoriais, (exemplos Haxixe, atropina, hiosciamina)

Inebriantes

Mudam o humor das pessoas, alterando emoções as pessoas dão vazão a emoções que escondem no estado natural. (Ex. Álcool, éter, clorofórmio etc)

Hipnotizantes

Usados em sua maioria para combater a insônia, (balbituricos)

Excitantes.
Estimulam e excitam o cérebro sem mudar a consciência. (ex anfetaminas, Cafeína )

Como saber se a pessoa está usando drogas?
Alguns indícios:
Nota-se uma mudança repentina em suas atitudes, muda totalmente sua rotina de vida, passa a se irritar sem motivo aparente, explode a qualquer momento, vive inquieto, impaciente, muitos tornam-se agressivos e violentos, sentem angustia e depressão
Seu rendimento escolar e no trabalho sofre uma queda, tem dificuldades de raciocinar de concentração, ou desiste dessas atividades tem insônia, isola-se no quarto evita contato com amigos e familiares, Passa a dormir de dia e ficar acordado a noite vendo televisão ou no computador horas a fio, começam a aparecer objetos estranhos em seus pertences, tipo cachimbos, seringa comprimidos estranhos, cigarros diferentes etc, a família nota desaparecimentos de valores e objetos , ou o jovem possa a exigir cada vez mais dinheiro sem ter como explicar a sua destinação
Mas companhias os que o iniciaram no vicio passam a fazer parte da vida do jovem.

Como se pode evitar que o jovem seja iludido e aprisionado pelas drogas??

Sem dúvida há varias armas para evitar esses males. A Família, a escola. A igreja. O Estado e a conscientização, social através dos órgãos de comunicação.
Os Pais devem tornar-se exemplos para os filhos, Os adolescentes tem no pai seu herói, e tendem a copiar seu comportamento, o que fazemos é muito mais notado do que o que falamos, Não tem efeito o pai dizer ao filho que o cigarro a bebida e as drogas são nocivos, se possui esses vícios, O fato do jovem ver as atitudes do pai fala mais alto do que ele ouve, e a curiosidade o faz experimentar e aos poucos viciar-se.

Por outro lado a igreja tem um papel fundamental nesse trabalho, qualquer denominação que o jovem freqüente não vai estimula-lo a fazer o mau e usar drogas, o convívio com a igreja e a palavra é uma arma poderosa para afastar o jovem das drogas, tendo na igreja seu circulo de amizade ele dificilmente partirá para esse lado, As estatísticas mostram que o jovem cristão somente passa a se interessar por drogas quando deixa de freqüentar a igreja e não o contrario, deixa de freqüentar a igreja por passar a usar droga.
Portanto , é importante os pais fazerem o jovem valorizar seu lado religioso.
A mídia por outro lado no afã de estimular o consumismo, dá aparência mágica a certos produtos levando a juventude a utilizar drogas aparentemente inocentes, que futuramente lhes causarão inúmeros males, produtos que parecem agradáveis aos olhos, mas que após uso longo poderão trazer desagradáveis conseqüências. Deve haver um esforço conjunto das autoridades no sentido de ampla divulgação dos males causados por esses agentes.

Depois que a pessoa viciou-se o que Fazer? Há tratamentos seguros e infalíveis,??
O primeiro passo é deixar de drogar-se e resistir ao desejo, como diz o primeiro mandamento do alcoólatra-
Evitar o primeiro gole,
Infelizmente, o percentual dos dependentes que se libertam e voltam a drogar-se , é alto, há pessoas que passam meses em clinicas de tratamento ou isolamento e depois que saem não resistem e voltam ao vicio. O Isolamento nem sempre funciona, muitos não resistem a abstinência, que são os efeitos colaterais que assaltam a pessoa depois que começa a rejeição, as primeiras semanas são alucinantes, o dependente é atacado por angustia ,depressão ,insônia ,suores, atitudes suicidas, seu cérebro condicionado, não ACEITA a falta do agente, depois de algum tempo esses sintomas vão diminuindo, com ajuda de medicamentos que atenuam essas emoções e um tratamento medico e psicológico acompanhado por profissionais.
Porem o maior responsável por recuperar-se e manter-se livre é o próprio dependente. A Vigilância deve durar a vida inteira. A pessoa deve mudar a sua vida em 360 graus, modificar seus hábitos, ambientes que freqüenta, amizades, etc. O recuperado deve evitar freqüentar lugares que sejam favoráveis a que volte a usar a droga, lugares que era o seu habitat anterior, bares danceterias casas noturnas, convivência com antigos drogados, deve voltar-se para ambientes religiosos, engajar-se em trabalhos sociais voltados ao tema objeto de sua libertação sendo liberto, pode passar suas experiências para outros na mesma situação sendo peça importante em trabalhos de grupos de ajuda a alcoólatras e dependentes.

A PALAVRA DE DEUS CURA

Posso falar com experiência de causa, estive num trabalho de recuperação durante 6 meses, através da palavra esse milagre pode se realizar, As pessoas entram na missão, humilhadas, cansadas, afligidas sem honra, estima própria, o diabo através do vicio os domina, esfrega suas caras no chão faz de capacho, mas o SANGUE DE JESUS é poderoso, o interno se isola das coisas más, fica debaixo de oração, passa a estudar a palavra, pregar a palavra, cantar hinos e adorar a Deus, fica 24 horas envolvido com a palavra, passa a sentir o Senhor, Nele adquire forças para resistir a falta das drogas. Lê a bíblia, ora sem cessar, faz estudos diários da palavra, depois de algum tempo nem se lembra de sua condição anterior. O CRER PELA FÉ OPERA O MILAGRE..
E o que é o diferencial entre qualquer tratamento e a CURA DIVINA.
O que é liberto por Deus nova criatura é , não tem mais desejo de voltar ao passado
É possível a cura pela fé através da força da palavra
Você deve dar o primeiro passo.
Se você quer continuar nas drogas o problema é SEU
Mas se queres libertar-se o problema é de Deus.
Entregue tua vida ao Senhor e Ele tudo Fará.

www.amccb.com
www.cristoteama.org.br


Célio CCR Antólogo Escritor de Antologia


  [Voltar]  


Comentários

Comentários (3)




Para fazer comentários, realize o login.





 sombra
Sábado, 09 de Fevereiro de 2013 �s 22:44
''Conhecem o Salmo do Pastor, mas ainda não conheceram o Pastor do Salmo.'' ^^

(
0
)
(
0
)

 sombra
Sábado, 09 de Fevereiro de 2013 �s 22:44
*-*

(
0
)
(
0
)

 sombra
Sábado, 09 de Fevereiro de 2013 �s 22:44
Conhecem o Salmo do Pastor, mas ainda não conheceram o Pastor do Salmo.

(
0
)
(
0
)

 

Últimos Acessos


 

Destaque

    Instagram Twitter Facebook