Diário de izabel26

receitas

Sábado, 10 de Dezembro de 2011.

receitas Público
BERZA GITANA - CIGANOS PELO MUNDO
postado em 13/01/2011 03:13 por CIGANO LUZ

hpdmayle@gmail.com (www.amsk.org.br)
BERZA GITANA

Ok, você comeu demais e se divertiu muito. Agora precisa dar um alento pro corpo, descansar. O ano acabou o novo chegou e a volta ao trabalho também. Qual o segredo? Comida cozida, acalma a alma, fortalece o corpo e repõe os desgastes. Como um bom vinho tinto faz bem em qualquer situação, aí vai a nossa sugestão pra domingo.

Saudades da Espanha? Essa é a cozinha dos carroções, a Cozinha dos Vurdóns, passeando por Espanha. Nais tuke, love y bartalô.

Coloque 1 lingüiça calabresa e 1 lingüiça português mergulhadas na água e ponha pra ferver. Quando a água estiver cheia de gordura. Desligue, retire as carnes e as pique. Jogue a água fora. Gordura demais.

Numa panela alta, coloque 4 dentes de alho amassados, 2 cebolas grandes bem picadas, 1/2 xícara (chá) de alho poro picado e 2 colheres de sopa de salsinha picada. Refogue com as lingüiças fatiadas e sem uma gota de óleo, vá pingando água que o restante da gordura solta. Exprema o suco de 1 limão e refogue de novo.

Agora coloque:
4 batatas médias em cubos largos,
4 jilós partidos pela metade,
2 cenouras grandes e limpas, cortadas em rodelas,
1 tomate picado em quatro,
1 mandioquinha picada em cubos pequenos,
2 xícaras (chá) de vagens cortadas ao meio,
1 colher (sopa) de sal,
1 colher (sopa) rasa de páprika doce,
8 copos de água e tampe a panela. Existe a possibilidade de se acrescentar ½ xícara (chá) de lentilha vermelha, fica divino. O feijão branco também é muito usado e neste caso ele precisa cozinhar primeiro. Deixe cozinhar até a mandioquinha desmanchar e engrossar o caldo.

Verifique o sal, salpique cebolinha e sirva com torradas e uma boa taça de vinho tinto.

Uma boa variação é retirar a vagem e os feijões e depois de tudo cozido, bater no liquidificador e engrossar com 1 copo de leite. Precisa verificar o sal.
Cozinha dos Vurdóns

RECEITA DE FIM DE ANO DA MAYLÊ SARA KALÍ/2011
postado em 13/01/2011 03:11 por CIGANO LUZ [ 13/01/2011 03:12 atualizado‎(s)‎ ]

hpdmayle@gmail.com (www.amsk.org.br)

Na lua que se aproxima,
temos que agradecer...e muito, faz bem agradecer,
temos que ter coragem...sempre, não teríamos conseguido sem ela,
temos que tentar...algo novo, cada lua é uma nova fase,
temos que sorrir e sonhar...poucas coisas no mundo são tão belas.

Mudamos o ano, na folhinha do calendário...
ontem é passado,
futuro há de vir,
presente é a dádiva...

Mudamos roupas, sapatos, bolsas...
mudamos até o sorriso.
Aprendemos a andar, a dançar, a simplesmente ficar parada.


Giramos o mundo,
como loucas ou genuínas,
como santas ou prostitutas,
como chefes ou empregadas,
senhoras ou meninas...nascemos e morremos...onde? No mundo todo.

De salto ou de tênis,
descalças ou de gomeiras,
construimos esse ano, todas nós, e fizemos muito...há, sim senhora!
Plantamos sonhos e batatas,
colhemos café e rezamos para parar a chuva,
enterramos nossos mortos,
parimos nossos filhos,
descobrimos novos amores e novas decepções,
vencemos e perdemos,
fomos expulsas e encontramos abrigos,
mais fechamos o ano.

Façamos um favor a todas nós, no mundo todo.
passemos a régua,
mudemos de folhinha, se assim tiver que ser.

Pendura teu casaco,
prende teu cabelo e cozinha.
Digere tuas histórias,
planta tua batata e reza tua terra.
Acorda e acompanha a magia da vida e sonha pro seu amor.


Dedicamos essa receita a todas as mulheres ciganas do mundo, as rhomí, maylês e mayrís, que com força, garra e determinação, lutaram contra o preconceito, a censura, a ignorância, a xenofobia e a pobreza, dentro e fora do seu povo. A todas que fizeram de sua fé em Sara, á kalí um esteio e um ancoradouro. No ano das grandes águas salgadas, que ela nos banhe de fartura e nos traga a fortuna e a saúde. Que lave toda a inveja, a maledicensia, toda a tortura e o absurdo da fome. Que o solo onde colocarmos nossas mãos seja pleno de saúde e rico de prosperidade. Que haja comida para todos os povos e mais realeza a todos os governantes. Que a senhora das águas enxugue todas as nossas lágrimas e as transforme em pérolas.

CANJICA DE MILHO

Deixe de molho a canjica amarela (500 grs) por meia hora, lave e reserve. Pegue uma panela alta e coloque 2 litros de água, 1 pau de canela e 4 cravos da índia. Ferva a água e acrescente 4 colheres de sopa de açúcar e uma pitada de sal. Coloque a canjica e ferva até a água secar. Retire os cravos e a canela. numa outra panela coloque 1 maça ralada, 1 colher de sopa de mel, 2 litros de leite e uma lata de leite condensado. Quando ferver, acrescente mais 1 litro de leite quente e espere engrossar, quando isso acontecer, separe 1 xícara de castanhas quebradas e acrescente, espere ferver novamente e desligue o fogo. Coloque no fundo do prato 1 tala de queijo branco meia cura e despeje a canjica ainda quente. Polvilhe canela se quiser.
Antigamente se fazia o leite doce e não usava o leite condensado.



Esse é o nosso desejo de saúde, amor e prosperidade em 2011.

AS BATATAS DE MJ FALCÃO
postado em 13/01/2011 02:52 por CIGANO LUZ [ 13/01/2011 03:10 atualizado‎(s)‎ ]

hpdmayle@gmail.com (www.amsk.org.br)
AS BATATAS DE MJ FALCÃO ? nos juntamos no dia primeiro de 2011 para mais uma de nossas reuniões. O que fazer? Como fazer? Tentar avançar num assunto tão delicado. Formar um elo de conexão a muito subjugado, desconhecido e controverso.

Os temas ?Mulheres, O Povo Rhom e a Pobreza (fome)? sempre nos mobilizam de alguma forma. Aí abrimos o blog e nos deparamos com que nossa recente e velha amiga escreveu sobre nós. Quando nos demos contas estávamos brindando pela sua prosperidade e por todas as mulheres que tem coragem de achar, pensar e fazer. Sem queres estamos aí, felizes pelas novas descobertas, pelos novos olhares. Como o NÒS pesa e incomoda.

Essa receita foi feita especialmente para você, MJ Falcão (www.falcaodejade.blogspot.com) e aonde quer que a façamos a partir de hoje, será feita em seu nome. Essa é a forma de agradecermos e isso não significa que um monumento tenha sido erguido, significa que encontramos mais uma mulher que é capaz de seguir em frente, pensando, rezando, sonhando e cozinhando, sem que mancha negra do EU ocupe um espaço maior, que a impeça de sonhar e escrever, respirar e enxergar.

?Para que servem as estrelas se não quisermos enxergá-las.?




1. Cozinhe 1 kg de batatas (o alimento que dá força pra vencer) descascadas com 7 cravos da índia e 7 cardamomos inteiros. (os cravos além de darem um gosto especial, ajudam a limpar o corpo e o cardamomo serve para aumentar o paladar e o aquecimento do coração), 1 colher (sopa) de sal (nos liga a Deus ? o sal da terra) faça isso com água suficiente,

2. Retire as batatas e reserve-as;

3. A parte, refogue numa panela alta, 1 cebola picada (nos lembra as possibilidades), 7 dentes de alho amassados (nos traz saúde e defesa pro corpo), 4 colheres (sopa) de azeite (aquece nossa alma e libera nossas artérias), refogue tudo muito bem e acrescente:
500 grs. de lombo de porco cotado em cubinhos (faz bem para os rins, alimenta e sustenta), 4 tomates maduros cortados em cubos, 1 colher de sopa de páprica doce, 1 ramo médio de alecrim (planta sagrada de Kristesco e Tamara) e o suco de ½ limão. Refogue e cozinhe com um pouquinho de água até dar o ponto. Reserve.

4.Amasse as batatas e coloque 3 colheres (sopa) de manteiga com sal e 1 colher (de sopa) de azeite numa panela, quando derreter junte as batatas amassadas, 2 colheres (sopa) de salsa fresca (pra longevidade), 1 xícara (chá) de leite (a beleza feminina), 1 xícara (chá) de creme de queijo (porque queijo é sempre bom), misture bem a continue mexendo até começar a dar bolhas. Desligue e coloque 1 xícara (chá) de nozes picadas e ameixas pretas secas (para a sorte e a prosperidade). Mexa até que esteja bem distribuída.

Agora monte o prato: uma camada de batatas, coloque o recheio e cubra com o restante das batatas. Coloque um pouco de queijo, azeite e umas folhas de manjericão (carinho).

Leve ao forno só para dourar e faça como nós, tome com um belo vinho Português (Confraria dos Enófilos do Alentejo 2007) ? segundo Galileu Galilei, ? o vinho é composto de humor líquido e luz? e sinta-se abraçada pela Cozinha dos Vurdóns, onde toda mulher, seja ela negra, branca, morena, índígena, ruiva, será sempre bem vinda a nossa cozinha.

O que divide os povos não são as fronteiras terrestres, nem a diversidade da língua, nem a cor. O que nos divide é o medo de sermos uma só, é o medo de nós mesmas. Obrigada por não temer.

Cozinha dos Vurdóns

PÃO CASEIRO
postado em 13/01/2011 02:51 por CIGANO LUZ

Essa receita não tem mais jeito, é pão caseiro e pronto, viajou o mundo e agora vai viajar mais ainda.


Ingredientes da massa:

3 xic. (chá) de farinha de trigo, bem cheias, (dependendo da textura da farinha, o que muda de país pra país você pode precisar de mais ½ xícara ? deixe reservado, o segredo é desgrudar das suas mãos).
2 col. de sopa de óleo e 2 de azeite,
1 col. de sopa de açúcar,
2 ovos inteiros,
1 col. de chá de sal,
1 xic. (chá) mal medida de água,
1 envelope de fermento em pó ou um tablete de fermento biológico ? 15 grs.
Lascas de alho seco ? se preferir.

Prepare a massa:

Coloque os ingredientes numa vasilha e vá mexendo, sovando. Faça um buraco no meio e coloque o tablete dissolvido em água amornada. (quando é rosca se costuma usar leite, mais no pão o melhor é água), coloque e amasse, sove até ela ficar lisa e desgrudar das suas mãos. Cubra com pano úmido e deixe descansando até ela dobrar de tamanho.
Enquanto isso vamos ao recheio. Recheio é uma coisa muito particular, como essa massa rende dois pães medianos. Vamos colocar 3 tipos de recheio, e aí vocês escolhem ou inventam o de vocês, o segredo é não colocar nada liquido do tipo pastoso.

Recheio 1: (cada recheio é a quantidade para um pão, caso queira fazer os dois do mesmo jeito, dobre a quantidade).

100 gramas de presunto defumado ou fiambre
200 gramas de mussarela
1 colher (café) de orégano seco e uma pitada de sal

Recheio 2:

100 gramas de queijo mussarela,
10 azeitonas pretas picadas,
4 tomates secos picados,
Folhinhas de manjericão e orégano.

Recheio 3:

200 gramas de queijo mussarela,
1 colher (sobremesa) de ervas de provence,
1 colher (sopa) de alcaparras,
2 colher (sopa) de cogumelos já refogados,
Sal e cardamomo em pó.

Divida a massa em duas partes e amasse de novo, estenda ela sobre uma superfície polvilhada e recheie. Dobre como a um envelope transpassado. Pincele com a tradicional gema de ovo e forme a forma com papel manteiga. Coloque num forno aquecido a 200 graus por uns 20 minutos e fique de olho, ele assa rápido e deve ficar douradinho por cima.

Cozinha dos Vurdóns

SLAVA A FESTA DE SÃO VICENTE E SÃO BARTOLOMEU.
postado em 13/01/2011 02:50 por CIGANO LUZ

Canjiquinha com carne de porco: receita de peão de boiadeiro.


Coloque de molho 500 grs de canjica de milho amarela por 30 minutos. Enquanto isso vá preparando os ingredientes restantes da receita.

Em uma vasilha pique:

- Meio maço de cebolinha e meio de salsinha, 3 cebolas grandes raladas,
- 2 colheres (sopa) de sal, 2 pimentas de cheiro e 4 tomates picados,
- 100 grs de bacon picado, 1 calabresa média, 700 grs de costelinha de porco limpa.

Coloque tudo isso numa panela de pressão (é a modernidade) sem nenhum óleo e com 3 colheres de sopa de água. Mexa e espere refogar, acrescente 1 colher de sopa cheia de páprika doce e misture.

Tampe a panela pra juntar água e aí os ingredientes vão fritar no próprio óleo. Assim que estiver devidamente refogada, junte uma colher de sopa de mel e a canjiquinha que estava de molho ? já coada. Misture bem por 2 minutos, coloque 11/2 litro de água e lacre a tampa. Cozinhe por 10 minutos depois de apitar. Destampe a panela e ascenda o fogo, acrescente 1 copo de água fria e deixe engrossar. Revise o sal.

Se puser uma pimenta no fundo do prato e umas gotas de limão não tem frio que resiste, nem gripe que suporte. Quando se fazia essa comida era sempre inverno e não pegávamos mais vento. Diziam que era igual comer doce de leite quente no tacho e depois atravessar o rio, você podia ficar com a cara torta.

São Bartolomeu é o Rei da boiada, boiada boa, boiada de São Vicente.

Cozinha dos Vurdóns

MAÇÃS ASSADAS DA MAYLÊ
postado em 13/01/2011 02:47 por CIGANO LUZ


Maçã assada ? a moda cigana.

O ano começou,
Chegamos com a alegria dos novos anos , o futuro ainda por traçar.
Trouxemos a alegria das caravanas, o cheiro da terra molhada e do fruto colhido.

No plantio que se inicia,
abençoamos as sementes e regamos nossa esperança.
E seguiremos, dançando e plantando,
partilhando nossas maças,
traçando nossoos destinos.
Profª Lucimara - Grupo Sara Kalí - AMSK/Brasil

6 maçãs vermelhas
1 xícara (café) de uvas passas pretas
1 xícara (café) de uvas passas claras
6 colheres (sopa) de mel
100 gramas de nozes picadas
1 pitada de cardamomo em pó
6 sementes de cardamomo inteiras
1 pitada de canela em pó
1 pedaço de canela em pau
Vinho branco
10 cravos da índia.

Preparo:

Deixe as passas de molho em água morna com 6 sementes de cardamomo inteiras por meia hora, enquanto isso faça um buraco no alto das maças com uma faca bem afiada, mais cuide para não atravessá-la.

Escorra as uvas passas e as misture com o resto dos ingredientes. Reserve. Com o auxílio de uma colher de cafezinho, retire boa parte da polpa. Junte essa polpa com as raspas retiradas das maças. Coloque as maçãs imersas em água fria com 4 colheres (sopa) de vinho branco por mais meia hora. Para rechear escorra as maças e coloque a mistura no centro.

Coloque-as em um refratário e preencha com 1/3 de água temperada que deve levar 4 cravos da índia, 1 pedaço de canela em pau e um pouquinho do vinho branco (mais ou menos 2 colheres). Encima de cada maça, coloque 1 cravo. Cubra com papel alumínio e leve ao forno moderado para assar.

Alegra teu coração e dança.
Cozinha dos Vurdóns - AMSK/Brasil

SIMBOLISMO DA SOBREVIVÊNCIA
postado em 13/01/2011 02:46 por CIGANO LUZ

AS FRUTAS PREFERIDAS DOS CIGANOS



Assim funciona o conhecimento!!! Na maioria das vezes passamos pela comida e ela passa por nós. O tempo é tão curto que criticamos quem se interessa com essas coisas. A realidade é simples. Quem sabe comprar comida, economiza na farmácia. Os povos antigos, todos eles e cada um há seu tempo, assim o fizeram com as frutas, verduras e chás. A necessidade de sobrevivência dos povos nômades.

Falaram mal dos azeites, criticaram o açafrão, a canja de galinha foi parar perto do purgatório e o café e o ovo, nem ouso em dizer em qual lugar foram colocados. Substituíram a manteiga por margarina, transformaram o a prímula em anticoncepcional, a amora virou remédio, misturaram tudo e com o tempo surgiu o multivitamínico.

Como a roda sempre gira...
A canja de galinha vem ganhando espaço de novo, o pepino e o tomate são celebridades acadêmicas de pesquisa, o café ganhou destaque outra vez e agora quem o defende são os cardiologistas e nutricionistas, esqueceram enfim do coitado do ovo e o azeite anda de medalha no peito. Tudo isso comprovado cientificamente, basta procurar um pouco. Entretanto, cada fruta tem um conto, um prosa, uma conversa. A própria existência humana define isso, o corpo se aproveita do que é naturalmente oferecido e adoece daquilo que não é. Mais como a mulher moderna está saindo da fase de provar sua parte ruim da independência, vem mudando essa visão e não só elas, os homens também, estamos voltando a entrar na cozinha com outra visão. Entre idas e vindas, selecionamos algumas frutas que são as preferidas do povo Rhom. Vale lembrar que como esse povo viaja muito, as frutas da estação e da localidade sempre ganham visibilidade e serventia, seja no tacho ou in natura. Daí tudo se mistura e mais uma vez chegamos à inegável conclusão: muitos povos pensam iguais as propriedades e usos das frutas e a ciência usou esses mecanismos ditos populares e os estudou.

Com nomes mais elaborados ou simples, a medicina popular, a história e a tradição dos Rhoms se entrelaçam na cultura, ciência e costumes. Com vocês O SIMBOLISMO DE ALGUMAS FRUTAS e veja com outros olhos aquilo que costumamos comer. O SIMBOLISMO DA SOBREVIVÊNCIA.




Abacates: os ciganos não têm dúvida em adotar frutas de outros países, desde que sejam doces. É o caso do abacate, originário do México. Aprenderam a muito que o caroço torrado combate a diarréia, as folhas limpam os rins e a bexiga. É um alimento rico, principalmente em saladas e acompanhados de carnes. Combate o colesterol ruim, pois limpa as artérias do corpo. Sua gordura é sadia e lúbrica o intestino. Costumam usá-lo com limão, reforçando a limpeza do fígado. Para o uso externo, rala-se o caroço do abacate e coloca-se dentro de um vidro com álcool. Depois de 24 horas, aplica-se o emplasto na garganta, para combater dores e inflamações.

Pêras: são as frutas preferidas das ciganas pelo ao menos, (na china ela também tem muita importância) junto com as maçãs. Entre os Persas, acreditava-se que o seu sabor perdurava até depois da morte. Por isso a pêra também está ligada à imortalidade e à boa saúde, além, é claro, da prosperidade, pelo tom amarelo da fruta que lembra o ouro. Sendo assim ela é capaz de ajudar na gravidez, pois seu formato lembra o corpo de uma mulher. Acalma o bebe e evita cólicas. Como contém muitas fibras, a pêra é boa contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e da bexiga. Mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.




Maçã: é usada como base de perfumes, banhos, óleos e aromas. Nas festas de casamento, as mesas com toalhas vermelhas e enfeites dourados também devem ser forradas com essa fruta, pois ela simboliza o amor e a paixão, em quase todas as culturas. Elas servem para dar longevidade ao corpo e acalmam o nervoso do estômago. Alimentam e não contêm nenhum tipo de restrição. É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames.
A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso.
A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e serve de diurético diurético. Quando aquecida, ajuda a manter a temperatura interna do corpo.


Melancia: significa prosperidade (pela abundância de sementes) e fertilidade (pela cor vermelha do seu interior). Essa fruta possui 90% de líquidos que ajudam no equilíbrio do corpo e fazem muito bem a bexiga, ajudando a combater deficiências ligadas a ela. Os caroços da fruta se batidos no liquidificador com a poupa e tiverem uso contínuo, é um excelente remédio para a próstata. A melancia sacia a sede que não passa e ajuda no combate da anemia.


Morango: mais uma fruta vermelha, portanto se suma importância para o organismo. A cor vermelha e o sabor da fruta dão a energia necessária para combater a anemia. Aquecem o corpo. É utilizada também para curar desilusões amorosas, em chás e aromas, pois combate a tristeza e reforça as defesas do organismo.
Uvas: Disse por aí que se um cigano lhe der um cacho de uvas ele deseja amizade. Como em outras culturas, elas são sinônimo de prosperidade e amizade verdadeira. Os ciganos afirmam, convictos, que o costume de comer doze uvas no ano novo ? uma para cada os doze últimos minutos do ano ? é uma tradição originada entre eles, assim como o hábito de ter frutas secas na mesa de Natal. Usa-se muita uva seca nos pratos doces e salgados. A uva faz bem ao sangue, dá longevidade, reforça o corpo e ajuda no combate a infecções e inflamações. Tomadas em forma de chá, elas aliviam sintomas de menopausa. Ela ativa os rins e aumenta a urina. Limpa o fígado por excessos alimentares. O vinho tinto entra por aí.

Figo da Índia ? muitas vezes chamado de cactus, ele serve para combater a asma e outras afecções da vias respiratórias, come-se assado ao forno. O suco aproveita-se para fazer um bom xarope contra a tosse. Pelam-se alguns figos com a faca e garfo, tendo o cuidado de evitar os minúsculos espinhos que revestem a casca. Cotam-se em rodelas. Colocam-se numa vasilha. Cobrem-se com açúcar e deixam-se repousar durante à noite. Pela manhã, coa-se para afastar as sementes, e toma-se as colheradas durante o dia. É laxante e combate vermes. As compotas doces são divinas e já comercializadas no mundo todo.

Figo: Há muito é considerado um estimulante sexual (aberto, assemelha-se ao órgão genital feminino). Usado também como remédio para combater a depressão, a ansiedade e a falta de memória. Evitam a fadiga mental e contribuem para a transmissão normal dos impulsos nervosos. A água de figos (secos ou frescos), tomada pela manhã, em jejum, e à noite ao deitar, normaliza a função intestinal, além de auxiliar a expulsão de vermes intestinais. O figo é recomendado para os que sofrem de doenças do fígado e vesícula biliar. Já os que sofrem de acidez do estômago, artrites ou são obesos, devem evitá-lo. O leite do figo é amargo e serve como veneno para os olhos.

Romã: uma fruta muito antiga. É empregada em chás e essências, como atrativo de dinheiro e felicidade. Em banhos ou talismãs, é garantia de fertilidade. É considerada um poderoso hidratante e antioxidante. Sempre foi tida como exótica devido o seu interior. A romã não atrai apenas sorte e fartura, prometidas pela simpatia popular a quem chupar seis sementes da fruta todo 6 de janeiro, Dia de Reis. A ingestão diária do suco feito com a casca, as sementes e a polpa ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim (LDL) - Michael Aviram, do Rambam Medical Center, em Haifa, Israel (2001 - Bioquímico norte-americano) e prevenindo o câncer de mama e de próstata - Fernanda Archilla Jardini, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) (Bioquímica) Segundo ela, ?ainda não foram realizados testes em humanos, mas as células tumorais in vitro tratadas com a bebida tiveram seu crescimento inibido?.


Historicamente falando:
Diz à lenda que o soberano, conhecido como o mais sábio dos reis, encontrou no vinho da romã a força para contentar suas 700 esposas e 300 concubinas. Por gratidão, ele mandou esculpir a fruta no alto das colunas de seu templo, onde hoje se encontra o Muro das Lamentações, em Jerusalém. Era para lá que os judeus levavam as romãs e outros seis alimentos sagrados (trigo, cevada, figo, uva, azeitona e tâmara) na Festa de Pentecostes (Shavuot), que acontece sete semanas após a Páscoa. (970 a 930 a.C.), - reinado de Salomão, em Israel.
A Romã faz parte do ritual da passagem do ano-novo judaico. Nesse dia, as pessoas engolem as sementes para que seus méritos sejam multiplicados durante o ano. Há ainda a crença de que uma romã possui 613 sementes, o mesmo número de mandamentos escritos da Torá?, conta Cecília Ben David, coordenadora pedagógica do Centro de Cultura Judaica, em São Paulo.
Imperadores romanos pregavam na roupa uma espécie de medalha feita com uma fatia fina de romã para simbolizar o poder e a fartura.
Em ocasiões especiais, os No Egito e na Fenícia antigos (atual Líbano e Síria), os frutos e as folhas da romãzeira eram usados em cerimônias religiosas e colocados nos túmulos de sacerdotes e reis como oferenda. Símbolo de fertilidade. Entre os plebeus, a romã ganhou outros significados, como amor, união, casamento e fertilidade, todos relacionados à grande quantidade de sementes que a fruta contém e à forma harmoniosa como elas se entrelaçam em sua polpa.

MITOLOGIA: Na Grécia era comum as mulheres consumirem romã em eventos religiosos para evocar a fertilidade. À mitologia conta que Deméter, a deusa da terra e da agricultura, deixou a vegetação morrer e a fome se instalar no planeta enquanto vagava à procura da filha, Perséfone, raptada por Hades, o deus das profundezas. Diante do caos, Zeus foi obrigado a interceder e exigiu a libertação da moça desde que ela não tivesse comido nada no inferno. Mas Perséfone não resistiu aos seis grãos vermelhos da romã oferecidos por Hades e, por isso, foi condenada a passar parte do ano com o marido no inferno e outra ao lado da mãe, que anualmente enchia a terra de flores e frutos para comemorar o reencontro. Perséfone, então, simboliza a semente, que precisa ser enterrada para poder germinar depois.
A sabedoria popular diz que fazer gargarejo com chá de casca de romã alivia as dores na garganta (gargarejar à noite, pouco antes de dormir). Quem acompanhar os estudos realizados desde 2000, tanto nos EUA quanto no Brasil e outros países, poderá observar que usos e estudos para combater o envelhecimento precoce e o câncer, já estão sendo realizados e vale a pena conferir.

Damasco: é a fruta afrodisíaca por excelência, vinda dos países mediterrâneos. A sua cor, o laranja, traz vitalidade. Os ciganos transformam os damascos em óleos aromatizantes e perfume. O Damasco é o exótico recheio escolhido por noivos para que seus convidados e familiares sejam seduzidos aos encantos deste momento, tal como nas Mil e Uma Noites, lembrando sabor e prazer.
Na Grécia, se reverbera essas sensações através do vinho. Ele (o vinho) é meticulosamente escolhido para "acompanhar a justa intensidade deste momento". Aguçando todos os sentidos iremos reportar à cidade de Damasco e, "precisaremos de um vinho de igual doçura e rico em notas tostadas, que casarão perfeitamente com a sobremesa", o bolo de Damasco. Com suas propriedades organolépticas e afrodisíacas o damasco é uma fruta pequena de formato arredondado e extremamente saborosa proveniente da Ásia. Há registros históricos de que as rainhas do Egito Antigo já utilizavam o damasco em banhos de imersão que tinham a finalidade de perfumar o corpo, além de aguçar a maciez e a sedosidade da pele. Foi introduzido na Itália cerca de 100 anos a.C. A fruta contem poucas calorias, não contem gordura e é altamente nutritiva.

Amoras e framboesas: pela cor, significam paixões arrebatadoras. E pelo sabor também, que coisa mais gostosa, são quase uma unanimidade. As folhas de framboesa são usadas sobre o corpo da mulher, para proporcionar um bom parto. Essas frutinhas também são utilizadas como ingredientes em chás. A ingestão de amoras permiti um alívio quase imediato da diarréia. Utilizam-se as folhas, os rebentos e as raízes das amoreiras como tratamento da diarréia e da disenteria e como circulatório periférico. O suco ou o chá aumenta a urina e ajuda a combater o inchaço das pernas. A amora é uma das frutas que mais bem fazem ao nosso sistema nervoso, e isto porque melhora o funcionamento do nosso cérebro. Comer amoras ajuda na conservação do equilíbrio, da memória e da coordenação motora das pessoas mais idosas. O sumo da amora também é particularmente aconselhado a quem sofre de dores de garganta, de rouquidão, de uma inflamação das cordas vocais, das gengivas, de aftas ou de uma amigdalite. Neste caso, para que o efeito seja perfeito, o melhor é mesmo tomar o sumo de amora quente com um pouco de mel. A framboesa é usada no tratamento de inflamações das gengivas, garganta, prisão de ventre, reumatismo, doenças do fígado, doenças dos rins, hemorróidas e qualquer doenças com febre. São nutritivas, estabilizantes do calor corpóreo e excelentes fontes de açúcar sadio e natural.

Cereja: é uma das frutas fundamentais na decoração das mesas de noivado e casamento, pois significa o amor. Os ciganos afirmam que as cerejas são diuréticas e calmantes. A cereja é depurativa, alcalinizante e remineralizante do sangue. É famosa por sua qualidade de neutralizar os ácidos do organismo. O decocto da cereja (amassa-se juntamente com o caroço e cozinha-se), do qual se bebem várias xícaras por dia, elimina as pedras da bexiga e dos rins. Por suas propriedades diuréticas este suco ou azeite é recomendado contra as afecções das vias urinárias e na hidropisia.

A cereja, especialmente a preta, por ser mais rica em ferro, é muito recomendada contra a anemia.
O suco de cereja fresca, que se obtém espremendo certa quantidade desta fruta, é bom refrescante nas afecções febris.
Como remédio contra os cálculos, aconselha-se comer seis caroços por dia, três de manhã e três á noite.
Melhora o funcionamento dos rins. Age também beneficamente na gota.

Melão: pode significar prosperidade e um casamento rico pela frente. A fruta veio da Ásia e faz parte da cultura cigana há muito tempo, muitas vezes substituindo a pêra, dizem alguns. Pouco provável, para cada estação uma benesse. Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. Ao comê-lo acompanhado de carnes, ele ajuda na digestão das gorduras. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e corrimento das mulheres. Seu suco regular elimina a fome e combate a insônia.

Amêndoas e castanhas: no ano-novo, as amêndoas são colocadas na carteira para atrair dinheiro. As castanhas são comidas para garantir o vigor sexual. Nos casamentos trazem sorte. Entretanto são alimentos quentes e ricos em proteína. Garantem aquecimento ao corpo e sustentabilidade de energia. Não dão sobre carga aos rins e ajudam a manter a vitalidade de pensamento. O selênio é aproveitado no organismo de forma pura e as energias são renovadas.


Todo povo nômade se aproveita do que a natureza pode oferecer e de forma sábia, são eles em essência que estimulam as pesquisas e estudos químicos para novas medicações, usando recursos naturais e saudáveis. Mais uma dica para comermos bem. Povos pobres não têm tanta sorte, entretanto a natureza se preocupa em dar condições de alimento, o homem é que as destrói, alterando os sistemas naturais, interferindo no meio ambiente e destruindo reservas, modificando o rumo natural e saudável das coisas. Quando não se tem assistência médica, usa-se o conhecimento popular, muitas vezes desprezado, outras elogiado. Se não fossem os povos nômades, dentre eles os ciganos, muitas receitas não seriam usados, pratos seriam desconhecidos e muito da saúde popular no mundo não teria sido levada de um continente ao outro.Ainda faltam o abacaxi, a banana, a manga - a rainha, o caqui e etc...
Isso se chama sobrevivência e não loja de conveniência. Isso é história contada em tragédias, catástrofes, miséria, fome e hoje em farmácias e laboratórios.
Cozinha dos Vurdóns

PAPUCHÁ OU ANGÚ
postado em 13/01/2011 02:44 por CIGANO LUZ

Papuchá ou angú ou polenta - pode escolher o jeito de fazer, mais no fundo é tudo a mesma coisa. Os pratos feitos com milho, servem para tirar o corpo do estado de lentidão. Iluminam nossas forças, geram energia. Das bagas do milho comem homens e criação.

Não consigo me lembrar um prato que seja tão variado quanto o Papuchá. O angú ou polenta, como pode ser chamado, serve a ricos e a pobres, mais especialmente a pobres. Fácil e barato, ele se difundiu rápido nas companhias de viagem e carrega muitas histórias. Suas variações são infinitas, pode ser com carne, verdura, frito, assado com queijo, enfim, esse é um dos pratos mais comuns entre os povos nômades.


Esse além de ser sem caroço é uma receita cigana, Papuchá com frango caipira.

Angú de caroço ou é uma confusão tamanho família ou a cozinha é ruim mesmo. Onde nasceu a receita? Ninguém sabe direito. Tem receita em angola, tem na índia, em Portugal, na Espanha, no Brasil nem se fala e tem receita cigana é claro.

250g de farinha de milho ou fubá de milho ? se for farinha tem de ser bem fina, essa receita costumamos fazer com fubá.
1 litro de água
Sal (se a receita for salgada, use uma colher de sopa de sal, mais preste atenção em qual molho ela vai ser servida, pois pode ficar salgada, uma pitada pelo ao menos é fundamental)
1 colher de sopa de açafrão.

Reserve as sobrecoxas e o peito do frango. Refogue em azeite, 1 colher de sal, 1 pimenta de cheiro e 1 colher de sopa de açafrão,1 cebola ralada e dentes de alho amassados. Cozinhe e desfie.

Ferva 750 ml da água (3 copos) com um pouco de sal a gosto e um fio de azeite, adicione aí o açafrão.
Dissolva a fubá no copo de água restante ou 250 ml, vá colocando divagar e mexendo. Caso precise de mais água para dissolver o fubá, use, não tem problema.
Deixe cozinhar sem parar de mexer nem um minuto, senão ele embola e faça isso até ele soltar dos lados e começar a dar bolhas. Desligue, senão te queima.
Peque o frango que você desfiou com um pouco de caldo e cubra o papuchá, salpique salsinha fresca.

Nota: em Angola não se tempera com sal, até porque normalmente acompanha peixe seco que é bem salgado, no Brasil, se tempera com sal ou com doce e é mais conhecido como angú, em Portugal se serve mais sem sal, recheado com bacalhau. Outro modo típico de se servir no Brasil é com caldo grosso de feijão mulatinho. No méxico com caldos de feijão e pimenta.

Cozinha dos Vurdóns - cozinha de viajante...

BOLO DE QUEIJO DOS CIGANOS
postado em 13/01/2011 02:41 por CIGANO LUZ

QUEIJADA ? O BOLO DE QUEIJO DOS CIGANOS/ ENTRE MINAS E GOIÁS, ESPANHA E PORTUGAL.

No interior é assim, vai dando 4 horas da tarde sobe um cheiro maravilhoso. De café algo mais, seja de pão de queijo, de broa ou de bolo. É hora da merenda, do lanche da tarde, da parada dos cavalos, do descanso dos Vurdóns. Nas trempes ou no tripé, começa a ser preparada a janta. Os locais que seguem essa tradição nas grandes cidades sabem que a receita funciona. Sempre há um saudosista a espreita.

Há alguns anos chegamos à conclusão de que é isso que acontece no interior de vários países, e que seja com chá, café ou suco, sempre tem um acompanhamento próprio de cada região. Muito do que se faz nos Vurdóns, se faz nas cozinhas, mudando uma ou outra coisa, quem não se recorda de receitas antigas ou novas. Mudamos os ingredientes, alcançamos novas tecnologias de alimentos e começamos a fazer o caminho inverso. Precisamos de tempo para saber como vão às outras pessoas, para acalmar o coração e revigorar a alma de boas lembranças e tentar resolver as ruins. Já sabemos que paladares e cheiros nos trazem boas recordações. Brasil, Portugal e Espanha, três países, três formas de contar, uma só forma de comer ? eita povo que gosta de uma boa mesa.

Aos imigrantes, que fizeram de outros países sua pátria mãe, um pouco do que nos une. A culinária, a cozinha dos viajantes, A Cozinha dos Vurdóns.

Separe 1 litro de coalhada fresca sem o soro ou 1 kg de queijo fresco coalho (prefiro o segundo), junte 300 grs. de açúcar e a casca de 1 limão, misture. Acrescente 100 grs. de manteiga (com sal) ? dá um tablete e misture bem direitinho ou bata na batedeira. Coloque uma colher (sopa) de limão e continue misturando. Vá colocando aos poucos a farinha. Mais ou menos 1 kg. Bata 3 ovos inteiros e acrescente mexendo com uma colher de pau.

Bolo de queijo - queijadas

Pra finalizar coloque 1 colher de sopa de canela moída (se quiser), 1 pitada de sal e 2 xícaras (chá) de queijo ralado ? meia cura ? meio grosso. Misture bem e despeje numa forma untada e enfarinhada. Asse em forno quente entre 20 a 30 minutos.

queijadas - com iogurte cremoso

Ops: caso escolha a coalhada fresca, coloque 350 grs. de açúcar. Se quiser pode usar farinha com fermento, mais pessoalmente não sou muito fã.
Com um cafezinho fresco, não dá pra quem quer.

Cozinha dos Vurdóns

PIROJQUE - COZINHA RUSSA - DAS KALDERAS
postado em 13/01/2011 02:39 por CIGANO LUZ

PIROJQUE - esse pastel tem história. Por acaso encontrei um blog muito bem feito: "O cantinho da Edília" que demonstra que receitas de outras países podem ser feitas e saboreadas em qualquer parte do mundo. Que receitas viajam e se instalam em cozinhas do mundo todo, sem preconceito.

A nossa receita é um pouquinho diferente, e segue logo abaixo da receita da Edília.
Pirojque Especialidade Russa (www.cantinhodaedilia.blogspot.com)


Esta receita de família foi tirada da revista Claudia Cozinha, pagina 21, Setembro de 1991.
Foi feita por uma senhora "Olga Dzioubanova", esta receita foi criada antes da Perestroika.

Ingredientes Recheio

1 cebola picada
4 colheres (sopa) de óleo
500g de carne moída
1 cubinho de carne esmigalhado
4 colheres (chá) de farinha de trigo
2 ovos cozidos
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo Massa

1 colher (sopa) de açúcar
30g de fermento para pão
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite morno
2 gemas
200g de manteiga em temperatura ambiente

Para pincelar

1 gema ligeiramente batida

Frite a cebola no óleo até ficar macia. Junte a carne e mexa constantemente por uns 3 minutos. Acrescente o caldo de carne esmigalhado e misture. Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até a carne começar a dourar. Adicione com sal e pimenta. Retire do fogo e adicione umas três colheres (sopa) de água. Mexa bem e deixe esfriar. Junte o ovo cozido e partido aos pedaços pequenos e misture.

Preparo da Massa
Polvilhe o açúcar sobre o fermento e deixe descansar por uns 10 minutos. Junte a farinha, o leite, as gemas, a manteiga e uma pitada de sal. Amasse bem até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por uns 5 minutos. Divida a massa em cinco partes. Com cada parte, faça um rolo de uns 3 cm de diâmetro. Corte em pedaços de uns 2,5 cm. Abra com a mão, formando um círculo de uns 8 cm de diâmetro. Sobre cada rodela de massa, coloque ½ colher (sopa) do recheio preparado. Levante as bordas da massa e feche-a apertando bem. Coloque em assadeira untada com manteiga. Pincele com a gema.Leve ao forno quente (200ºC) pré-aquecido por uns 30 minutos ou até começar a dourar. Dá umas 45 unidades.




Nota- Eu não untei a forma porque a massa já tem muita manteiga, pulverizei farinha, não grudaram. Não coloquei ovos porque não gosto. A massa eu acho que deve levar mais sal. Fica ao gosto.






E essa é a receita dos Pastéis Russos da Maylê (Pirojque) - ciganos pelo mundo. Comida e História.

Massa:

1 colher (sopa) de açúcar e uma de sal,
30g fermento biológico (1 tablete ou 2 cubos)
4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada,
1 xícara (chá) de leite morno
1 gema pra pincelar e 1 ovo inteiro,
200g manteiga em temperatura ambiente.(1 tablete e com sal)

Fazendo o recheio:

1 cebola picada
1 dente de alho amassado
2 colheres de azeite
500g carne moída temperada (pode ser de qualquer carne ? frango, porco ou carne de gado)
1 pimenta de cheiro picada,
1 colher (sopa) de pimentão verde picadinho
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de salsa picadinha
1 ovo cozido picado

Leve a frigideira ao fogo com o azeite, a cebola e o alho e frite-os. Junte a carne moída e o tempere com a pimenta e o sal. Refogue e deixe no ponto de servir, sem molho. Adicione o pimentão, a farinha de trigo e deixe por mais alguns minutos no fogo. Desligue e coloque a cebolinha, a salsa e por último o ovo cozido picadinho.
Misture tudo muito bem. Reserve. P

Prepare a massa do Pirojque:

Misture o fermento com o açúcar, muito bem. Junte o leite, a farinha, o ovo e a manteiga. Amasse bem até obter uma massa homogênea. Deixe descansar coberta por uns 30 minutos.
Divida a massa, corte em rodelas e abra cada rodela com a mão, até que fique no formato ovalado, nem muito grande e nem muito pequena. Recheie e feche apertando com os dedos na parte de cima. Parece uma trouxinha. Pincele com a gema.
Coloque em assadeira sem untar e sobre papel manteiga. Leve ao forno quente, 200°C preaquecido, até que dourem. Fique de olho, isso varia muito de forno pra forno, de 30? a 45?.


Mikhail Erdenko Rússia (1885 - 1940)Mikhail Erdenko Rússia (1885 - 1940)
Mikhail Erdrenko (Russia) - 1885 a 1940/Foi o fundador de uma dinastia de músicos ciganos russos, cantores, dançarinos e artistas. Violinista excelente, era o professor no conservatório de Moscou e amigo pessoal de Lev Tolstoy, para quem tocou também. Ele era um mestre em arranjos de música popular da qual o mais célebre é a versão do Kol Nidrei, uma oração judia em aramaico que é dita na Sinagoga ao serviço da noite de Yom Kippur. Ainda é considerado que o Kol Nidrei de Erdenko é a versão mais bonita da oração



  [Voltar]  


Comentários

Comentários (0)




Para fazer comentários, realize o login.





 

Últimos Acessos


 

Destaque

    Instagram Twitter Facebook